Gomes de Matos Consultoria

Orçamento empresarial: aprenda a importância e como elaborar um para sua empresa

Para ter clareza das informações, poder crescer de forma organizada e tomar decisões baseada em dados, os gestores podem utilizar a ferramenta do orçamento empresarial. É por meio do orçamento, que descreve de forma detalhada as entradas e saídas financeiras previstas para um determinado período de tempo, que os empresários podem planejar o futuro da empresa nos mínimos detalhes. 

Neste texto, você vai poder entender o que é o orçamento empresarial, qual a importância na gestão da sua empresa e os principais passos para elaborar o seu.

O que é orçamento empresarial? 

O orçamento empresarial é o documento onde são registradas as metas de despesas, receitas, investimentos e outras métricas financeiras relevantes, sendo, normalmente, elaboradas anualmente ou trimestralmente. Ele é peça fundamental para o planejamento financeiro da empresa, pois permite que os gestores tomem decisões baseadas em dados e metas financeiras estabelecidas. 

Por que elaborar um orçamento empresarial?

Existe uma série de razões pelas quais o orçamento é importante para a gestão empresarial, como: definir metas financeiras realistas e alcançáveis para o período, estabelecer quais projetos ou atividades são prioritárias e merecem maior investimentos de recursos financeiros e de tempo, controlar e monitorar gastos, identificando eventuais desvios e tomando as medidas corretivas necessárias, tomar decisões informadas sobre tópicos financeiros, como investimentos, financiamentos, ampliação de equipe, etc., e planejar fluxo de caixa de forma eficaz, antecipando possíveis faltas ou excesso de caixa e tomando medidas para equilibrar as contas. 

Em resumo, o orçamento é uma ferramenta necessária para o planejamento financeiro e a gestão eficaz de recursos de uma empresa, permitindo que ela tome decisões estratégicas e alcance seus objetivos financeiros de curto e longo prazo.

Como elaborar um orçamento empresarial? 

Elaborar um orçamento empresarial é uma tarefa trabalhosa, que requer uma análise cuidadosa das condições de mercado, tendências de setor e situação financeira da empresa, porém é essencial para a empresa.  

  1. Diagnóstico financeiro: Em primeiro lugar, é necessário fazer uma avaliação da situação financeira atual da empresa, analisando receitas e despesas, dívidas e fluxo de caixa. O diagnóstico financeiro é um dos principais pilares para o sucesso do orçamento empresarial e é por meio dele que será possível identificar pontos fortes e fracos da empresa em termos financeiros, bem como possíveis riscos. 
  2. Definir objetivos e metas financeiras da empresa: Em seguida, é preciso definir objetivos e metas financeiras da empresa, que podem incluir aumento de receita, redução de custo ou investimento em novos projetos ou negócios. A definição dos objetivos financeiros é fundamental para que a empresa possa direcionar seus recursos de forma eficiente e alcançar seus objetivos de longo prazo. 
  3. Projetar receitas, custos e despesas: Com base nos objetivos e metas financeiras definidas, o próximo passo é projetar receitas, custos e despesas para o período do orçamento, levando em conta fatores como condições do mercado, as tendências do setor e outras variáveis relevantes. Nesta etapa é necessário ser realista, utilizando dados históricos, análises de mercado e outras informações relevantes, tendo em mente que imprevistos podem ocorrer. A projeção de receitas e despesas é um processo crítico para o sucesso do orçamento empresarial.
  4. Planejar alocação de recursos: Após a projeção de receitas, custos e despesas, é necessário realizar um planejamento de alocação de recursos, com definição de prioridades e estabelecendo planos de contingência. Alinhado com os objetivos da empresa, é necessário que os investimentos estejam presentes no planejamento orçamentário da empresa. Com um planejamento de alocação de recursos adequados, a empresa garantirá que está investindo em áreas ou projetos que possam gerar maior retorno. 
  5. Acompanhamento do orçamento: Depois que as quatro etapas acima foram finalizadas, é hora de iniciar o acompanhamento do desempenho financeiro da empresa em relação ao orçamento. É preciso comparar receitas, custos e despesas projetadas com o realizado, de modo que seja avaliado o progresso do orçamento em direção às metas e realizar ajustes conforme necessário.

Com estes passos, foi possível aprender a construir um orçamento para a sua empresa, permitindo tomar decisões com base em dados e metas financeiras estabelecidas. É fundamental lembrar que a elaboração de um orçamento adequado requer conhecimentos específicos, portanto, sempre procure o auxílio de profissionais especializados para garantir a confiabilidade.

Referências:

CASTRO, A. C. C.; FERREIRA, R. P. Orçamento empresarial: um estudo teórico sobre sua importância e aplicabilidade. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UEM. Maringá, 2017.

FRANCO, M. M.; PAIVA, L. M. Orçamento empresarial como ferramenta de gestão financeira em pequenas empresas. In: XXII Congresso Brasileiro de Custos. Florianópolis, 2021.

GOMES, A. M.; SOUZA, A. B. Elaboração do orçamento empresarial: um estudo de caso em uma indústria metalúrgica. In: XXI Congresso Brasileiro de Custos. Rio de Janeiro, 2020.

KUHN, R. M.; VASCONCELOS, R. C. Orçamento empresarial: um estudo de caso em uma empresa de construção civil. In: XX Congresso Brasileiro de Custos. São Paulo, 2019.

LOPES, F. S.; MARTINS, F. G. Orçamento empresarial: conceito, importância e metodologia. In: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. Rio de Janeiro, 2019.

LIMA, L. A.; SILVA, C. P. Orçamento empresarial como ferramenta de planejamento estratégico financeiro: um estudo de caso em uma indústria de alimentos. In: XV Congresso de Contabilidade e Governança. São Paulo, 2018.

Nathalia Cunha

Nathalia Cunha

Consultora Sócia da Gomes de Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar post: