Gomes de Matos Consultoria

Gestão de Resultados: A importância da consultoria neste processo

É notavelmente percebido o valor da clareza dos resultados dentro de uma organização. Nós, da Gomes de Matos, temos como propósito transformar pessoas e organizações, vivenciamos a oportunidade de adentrar nas organizações e observar a situação da empresa antes da implantação de um modelo de acompanhamento de indicadores.

É um ambiente onde as decisões são tomadas muitas vezes com base em improvisos, o caminho é turvo, de incertezas. O dia-a-dia é baseado no empirismo, no “toca toca”. Após a realização de um trabalho de gestão de resultados, percebemos um nível de maturidade de gestão sendo construído: clareza de objetivos, rotina de acompanhamento e prestação de contas, permitindo possíveis correções de rota.

É preciso entender que a gestão de resultados é um fator muito importante para promover o crescimento sustentável do negócio, tendo o poder de:

  • Promover a eficiência operacional do negócio, estabelecendo metas claras e acompanhando o progresso dessas metas: com isto, as organizações podem identificar oportunidades de melhoria e garantir o melhor desempenho do negócio;
  • Aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários, através de metas claras e tangíveis, bem como promovendo um senso de propósito e significado em seus trabalhos;
  • Aumentar a responsabilidade e a transparência, fomentando a autorresponsabilidade das partes envolvidas, incluindo os acionistas e executivos do negócio até os cargos de nível operacional. O estabelecimento e a comunicação das metas e a mensuração dos resultados permite que os stakeholders (decisores) avaliem o desempenho da organização como um todo;
  • Trazer clareza dos principais indicadores do negócio, possibilitando análises como a de capacidade de endividamento, lucro operacional (potencial gerador de caixa), alocação de recursos, controle do fluxo de caixa e planejamento financeiro, entre outras;
  • Facilitar a tomada de decisão, fornecendo informações valiosas sobre a performance da organização, permitindo que os líderes conduzam suas organizações embasados em dados concretos.

As dificuldades apresentadas e o benefício da Consultoria como atuante na implantação:

Embora conheça-se a importância da Gestão de Resultados para um negócio, denota-se a dificuldade do empresariado brasileiro e de seus gestores pela demanda operacional do dia a dia para ter essa percepção de pensar no negócio estrategicamente, seja pela resistência à mudança da “velha guarda” da companhia, dificuldades técnicas na construção desse modelo de gestão e a construção do hábito de acompanhamento e monitoramento dos resultados.

A partir disso, surge a necessidade da busca do trabalho de um agente externo, como a Consultoria, que terá tempo exclusivo dedicado para o cliente, trará a visão de fora do negócio, com a abordagem metodológica correta, fazendo as recomendações que o negócio necessita e assim tendo envolvimento de todas as partes interessadas e a definição clara de objetivos e indicadores.

A consultoria pode fazer uma análise sistêmica do negócio para avaliar a situação atual, avaliar a aderência do sistema ERP (em inglês, enterprise resource planning e em português, costumamos chamar de sistema de gestão integrado), ao momento atual e à visão de futuro do negócio, garantindo a transferência do conhecimento para autonomia e independência dos colaboradores da empresa. Após tudo isso, pode-se implantar uma rotina de monitoramento e avaliação contínua dos indicadores chave (estratégicos, táticos e operacionais).

Em resumo, a consultoria pode ajudar a empresa a desenvolver e implementar um modelo de gestão de resultados eficaz e a garantir que o processo de gestão de desempenho esteja alinhado com a estratégia da empresa e gere resultados mensuráveis.

Estudos comprovam que organizações que contrataram um serviço de consultoria empresarial obtiveram pleno êxito no negócio de maneira sistêmica, como:

  • Empresas que usaram consultores de gestão tiveram um desempenho financeiro significativamente melhor do que aquelas que não o fizeram. As empresas que usaram consultores viram um aumento médio de 15,7% na receita e um aumento médio de 2,1% na margem de lucro em comparação com as empresas que não usaram consultores (Fonte: Harvard Business Review);
  • As empresas que usaram consultores de inovação relataram uma taxa de sucesso de 78% para seus novos produtos e serviços, em comparação com uma taxa de sucesso de 60% para as empresas que não usaram consultores (Fonte: Accenture);
  • Empresas que usaram consultores para melhorar seus processos tiveram uma redução média de 25% nos custos e um aumento médio de 60% na satisfação do cliente (Fonte: McKinsey & Company);
  • Empresas que usaram consultores de estratégia tiveram um desempenho significativamente melhor do que as empresas que não usaram consultores. As empresas que usaram consultores de estratégia tiveram um crescimento médio de receita de 19%, em comparação com um crescimento médio de 8% para as empresas que não usaram consultores (Fonte: PWC);
  • As empresas que usaram consultores para melhorar sua eficiência organizacional tiveram uma redução média de 23% nos custos operacionais e um aumento médio de 24% na eficiência operacional (Fonte: Deloitte).

Portanto, fica clara a importância da gestão de resultados dentro de uma organização e da participação da Consultoria Empresarial neste trabalho, a fim de garantir que o processo de gestão de desempenho esteja alinhado com a visão de futuro e gere resultados concretos, promovendo a organização para o estágio pleno de maturidade.

Quer ter a clareza dos indicadores do seu negócio, analisar sistematicamente dados e atingir outro patamar de resultados? Nós te levamos!

Orlando Gomes

Orlando Gomes

Consultor Sócio da Gomes de Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar post: