Gomes de Matos Consultoria

Entenda mais sobre People Analytics

O People Analytics é a aplicação de métodos de análise de dados, especialmente algoritmos de aprendizado de máquina, com o objetivo de balizar as decisões relacionadas às pessoas dentro das organizações. Diagnosticando oportunidades de melhoria que estão fundamentadas em dados, abandonando um possível perfil enviesado da Gestão de Pessoas, baseado apenas em percepções e abrindo espaço para tomadas de decisões pautadas em dados e cruzamento de dados. Obtendo informações com mais qualidade e confiabilidade.

Os dados estão revolucionando a forma como as pessoas estão gerenciando as organizações. Usar a análise de dados não significa que você precisa ser um analista de dados. O que você precisa ser é alguém que entenda o que a análise de dados pode e não pode fazer. E o mais importante, entenda como interpretar a análise de dados em termos do que está acontecendo dentro de sua organização, os pontos fortes e as melhorias que precisam ser colocadas em prática.

E para isso é muito importante que você entenda o que os algoritmos podem ou não fazer. Aqui estão 3 importantes dicas de como ser assertivo na implantação desse tipo de análise dentro da organização.

1 – Tome melhores decisões com melhores previsões

As pessoas chamam isso de inteligência artificial, mas as máquinas não são inteligentes da maneira que os humanos são. No que elas são boas? Previsão, ou seja, olhar para dados históricos e depois fazer previsões sobre o futuro. Seu papel é usar essas previsões como um meio para informar suas decisões. É você quem toma as decisões. São as máquinas que fazem as previsões.

2 – Foque no que realmente importa

Prestamos atenção à raça das outras pessoas, ao gênero, à aparência física. E muitas vezes esses pontos são totalmente irrelevantes para as decisões que precisamos tomar. Portanto, use seus algoritmos de uma maneira que o ajude a superar esses preconceitos e a tornar suas decisões melhores e mais éticas.

3 – Não se esconda atrás dos dados

E é realmente importante que, ao tomar essas decisões, você não se esconda atrás de máquinas, nem terceirize a moralidade da decisão para um tomador de decisões de aprendizado de máquina. Em última análise, as decisões que tomamos são de nossa responsabilidade. As máquinas não são morais nem imorais, elas fazem o que mandamos. E é importante que você pense nas implicações morais de suas decisões.

Mas afinal, o que essa tomada de decisão mais assertiva traz de benefício para o negócio?

Segundo uma publicação da McKinsey Wuarterly de 2020, empresas que utilizam o People Analytics obtém em média 80% de aumento da eficiência no recrutamento, alocando as pessoas certas nos lugares certos dentro da organização, um processo seletivo analítico garantirá a escolha de pessoas que estejam realmente alinhadas ao perfil da empresa e da equipe de trabalho. Cerca de 25% de aumento na produtividade dos negócios, o que interfere diretamente nas receitas do negócio.

Também relatou-se que uma empresa da área de saúde dos EUA que usou técnicas avançadas de People Analytics foi capaz de gerar uma economia de mais de US$ 100 milhões ao mesmo tempo que melhorava o engajamento das pessoas.

O People Analytics vai ajudar a controlar, de modo mais simples e eficiente, entre outros aspectos:

  • O clima organizacional;
  • O plano de cargos e salários;
  • Os processos seletivos;
  • O treinamento e desenvolvimento.

Tudo isso interligado, fornecendo dados sólidos para uma boa tomada de decisões.

Com o People Analytics, você poderá fazer melhor proveito de todos os dados disponíveis e colhidos pela organização em redes sociais, e-mails, bancos de talentos e outros meios e aplicá-los no constante aprimoramento e na evolução da sua equipe.

Agora que você já conhece os benefícios de uma gestão de pessoas baseada em dados realísticos da empresa e como o People Analytics pode revolucionar os processos, que tal continuar por dentro das melhores estratégias para o RH da sua empresa? Vem conversar com a gente!

FONTE: http://dln.jaipuria.ac.in:8080/jspui/bitstream/123456789/2147/1/Power_to_the_new_people_analytics.pdf

Lara Maciel

Lara Maciel

Consultora Sócia da Gomes de Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar post: