Gomes de Matos Consultoria

5 passos para realizar o Valuation do seu negócio

O Valuation de um negócio é o processo de avaliar o valor de um negócio, seja para fins de compra ou venda, investimento ou mesmo para planejamento financeiro. É um processo importante para tomar decisões estratégicas e garantir a sustentabilidade e crescimento do negócio.

O valuation também pode ser uma excelente ferramenta de gestão para sua empresa, uma vez que medidas gerenciais assertivas podem proporcionar melhores retornos aos acionistas através da forte geração de caixa, sustentável e consistente retorno sobre o capital investido e atração de oportunidades de crescimento, concluindo no crescimento do valor justo da empresa. Dessa forma, o acompanhamento do valuation da empresa pode ser uma excelente ferramenta de gestão das decisões estratégicas e oportunidade de implantação da Gestão Baseada no Valor.

Se você está pensando em realizar o valuation do seu negócio, confira a seguir os 5 passos essenciais para isso:

  1. Entenda o objetivo do valuation: Antes de começar o processo de valuation propriamente dito, é preciso definir qual é o objetivo do mesmo. Você está pensando em vender o negócio? Ou talvez investir em novos projetos ou expandir o negócio? Definir o objetivo vai ajudar a determinar qual método de Valuation é mais adequado para o seu caso.
  2. Colete informações financeiras: O primeiro passo é reunir todas as informações financeiras relevantes sobre o seu negócio, incluindo demonstrativos financeiros, relatórios de vendas, balanços patrimoniais e fluxo de caixa. É importante ter todas essas informações organizadas e atualizadas para poder avaliar o desempenho do negócio e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.
  3. Escolha o método de valuation: Existem diversos métodos de Valuation, cada um mais adequado para determinadas situações. Alguns dos métodos mais comuns são:
  • Múltiplos de mercado: Parte do princípio de que ativos similares devem negociar a preços similares, consiste em comparar o seu negócio com outras empresas do mesmo segmento ou setor, utilizando indicadores financeiros como o faturamento, o lucro ou o EBITDA. É válido se basear em empresas de capital aberto listadas em bolsa que garantem maior acessibilidade aos dados necessários. Além disso, é importante destacar a limitação que não existe uma empresa 100% comparável à outra, sendo então necessário analisar diferenças qualitativas entre as empresas selecionadas.
  • Fluxo de caixa descontado: neste método, o valor do negócio é determinado com base no fluxo de caixa futuro esperado, descontado para o presente utilizando uma taxa de desconto. Destaca-se que a projeção dos fluxos futuros deve ser embasada por um amplo estudo e conhecimento do mercado em que está inserido seu negócio e as tendências que ele apresenta. Em complemento ao estudo base, realizar análise de cenários e de sensibilidade são ferramentas fundamentais para definição de um valor justo.
  • Valuation baseado em ativos: neste caso, o valor do negócio é determinado pela soma do valor dos ativos tangíveis (como imóveis, equipamentos, estoques) e intangíveis (como marcas, patentes, clientes).
  1. Faça uma análise de risco: Todo negócio envolve riscos, e é preciso levar isso em consideração ao realizar o valuation. Faça uma análise de risco detalhada, avaliando fatores como a sazonalidade do negócio, a concorrência, a dependência de fornecedores ou de um único cliente, entre outros. Também é boa prática entender o comportamento do risco com outras empresas do segmento ou setor, mais uma vez sendo possível utilizar das companhias listadas através de uma análise de volatilidade. Essa análise vai ajudar a entender melhor os riscos envolvidos no negócio e mercado, facilitando o processo de determinar o valor justo da sua empresa.
  2. Faça uma revisão e ajustes finais: Após aplicar o método de Valuation escolhido e levar em consideração os riscos envolvidos, é hora de revisar o resultado e fazer os ajustes finais necessários. É importante levar em consideração fatores como o cenário econômico atual, as expectativas de crescimento do negócio e qualquer outro fator que possa impactar o valor do negócio.

Com esses 5 passos, você entende a metodologia para realizar o valuation do seu negócio, possibilitando a tomada de decisões estratégicas e garantia da sustentabilidade e do crescimento do negócio. Lembre-se de que esse processo necessita de conhecimentos em finanças, contabilidade, estatística e pesquisa mercadológica, então buscar auxílio de profissionais especializados é essencial para garantir a confiabilidade dos resultados.

Quer saber mais sobre como valorar o seu negócio? Podemos te ajudar!

Victor Mozer

Victor Mozer

Consultor Sócio da Gomes de Matos

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