A correta gestão dos recursos financeiros é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, um bom ERP para gestão financeira é um grande diferencial. O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software de gestão que funciona como a espinha dorsal das operações de uma empresa. Ele registra todas as movimentações financeiras, bem como garante a integração das diversas áreas da organização.
Com o advento da tecnologia, muitas empresas têm adotado esses softwares de gestão para auxiliar suas atividades e garantir uma melhor performance nos negócios. O uso dos ERPs vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. A necessidade de gerenciar todos os setores da empresa de maneira fácil e em um único lugar, faz com que os ERPs se tornem um importante ativo para o controle eficiente dos recursos da organização
Abaixo listamos 3 benefícios de se ter um ERP alinhado ao seu modelo de negócio:
- Segurança das Informações
Os dados figuram como ativos valiosos para as empresas e, por esse motivo, precisam ser protegidos. Nesse sentido, o ERP é capaz de centralizar todos os dados em um único repositório, que geralmente estão em nuvem, o que garante uma maior segurança da informação.
- Redução de Custos
Como estamos falando de uma solução voltada para a centralização de dados, atividades e informações, é natural que se reduza a demanda sobre sistemas auxiliares ou mesmo adicionais. Assim, não se faz necessário contar com um software específico para controle de estoque, ou outro para documentar pedidos dos clientes e outro para auxiliar na gestão financeira, o ERP já garante tudo isso em uma única ferramenta.
- Modernização do Setor Financeiro
O setor financeiro é crucial ao sucesso empresarial, dessa forma, é precis
o se manter na vanguarda do mercado e usar as diversas tecnologias a seu favor. Os atuais softwares de gestão agregam modernidade às operações financeiras.
- Como escolher um ERP adequado para sua empresa?
De forma bem breve, defina suas necessidades, confira as funcionalidades da solução, investigue a facilidade de implantação do software e avalie o suporte prestado pelo fornecedor.
Melhor do que ter um ERP, é mantê-lo alimentado diariamente e poder extrair dele as informações que precisa de qualquer lugar do mundo. Sabemos da dificuldade que é manter uma equipe focada somente na operação financeira da empresa Sendo assim, surgiu nos últimos anos a solução de BPO financeiro, a empresa que contrata esse serviço repassa a outra, especializada, a responsabilidade por estruturar todas as operações nesse setor.
O BPO financeiro, ou terceirização do setor financeiro, é um serviço que veio para o mercado com a proposta de desburocratizar o setor financeiro das empresas. Formado por uma equipe de especialista em operações financeiras, o BPO garante a boa execução do setor financeiro da empresa, desde o bom funcionamento do ERP até as apurações de resultados.
Karine Martins
Supervisora Financeiro – Meu Gestor