5 passos para implantar um CRM em sua empresa

5 passos para implantar um CRM em sua empresa

Entendendo o CRM:

O CRM geralmente é conhecido apenas pelas ferramentas que automatizam a captura e gerenciamento de dados, dos mais diversos tipos de clientes, sejam pessoa física ou jurídica, chamados Softwares / Plataformas, mas na prática, CRM não é apenas um software ou plataforma.

CRM é uma estratégia que possui um conjunto de ações para correta gestão de clientes e análise de dados, que são suportadas por softwares e plataformas, com o objetivo principal de Atrair, Reter e Rentabilizar clientes.

MESMO O CLIENTE SENDO O CORAÇÃO DA EMPRESA, É MUITO COMUM QUE AS EMPRESAS TENHAM DÚVIDAS SOBRE A REAL NECESSIDADE TER UM CRM, SEGUIDO DOS DESAFIOS DA CONTRATAÇÃO DA MELHOR PLATAFORMA E IMPLANTAÇÃO.

Neste artigo você encontrar algumas orientações que podem apoiar sua empresa nessa jornada.

Como identificar se você precisa de um CRM:

  • Seu atendimento não entrega resultados satisfatórios, e você recebe reclamações de clientes;
  • Você ou sua equipe perdem muito tempo buscando informações importantes;
  • Você não consegue extrair métricas que são importantes para o seu negócio;
  •   Você tem os dados dos seus clientes mas não sabe como utilizá-los;
  • Você sente que precisa ganhar produtividade, especialmente em tarefas repetitivas;
  • Sua empresa está crescendo rápido demais;
  • Sua informações são armazenadas sem segurança ou com “gambiarras tecnológicas”;
  • Você não conhece seu cliente e não sabe a melhor forma de aproveitar seu potencial.

UM CRM BEM ESTRUTURADO POSSUI BENEFÍCIOS CAPAZES DE ALAVANCAR UMA EMPRESA EM TODOS OS ASPECTOS. UMA VEZ QUE FOI IDENTIFICADA A NECESSIDADE DO CRM, É PRECISO ENTENDER QUAIS CAMINHOS TOMAR PARA INICIAR A IMPLANTAÇÃO:

  • Invista tempo em pesquisa e busque conhecimento;
  • Entenda suas necessidades e quais cacterísticas você considera importantes ao seu negócio antes de escolher a plataforma ideal;
  • Defina o orçamento destinado à area de CRM, incluindo  gastos com manutenção da plataforma, contratação e/ou treinamento de colaboradores.

Existem diversos sistemas de CRM disponíveis no mercado, e cada um possui características especificas que podem ser customizadas conforme a necessidade do negócio, mas, de modo geral, um bom sistema de CRM deve:

  • Centralizar e gerenciar as informações de clientes;
  •  Capturar e-mails, ligações e outras interações; 
  • Disponibilizar a criação de relatórios e Dashboards;
  • Promover informações úteis (insights) para a gestão estratégica;
  • Ser didático e ter gestão simplificada.

IMPLEMENTANDO O CRM EM 5 PASSOS:

1. Faça uma análise do contexto atual e mapeie os processos:

Faça uma análise do contexto atual da sua empresa e de como são os processos do seu negócio (vendas, marketing, atendimento, RH, Suporte, etc…) mapeando todos os pontos de interação com cliente.

2. Defina a equipe responsável e as atividades:

Provavelmente, todo o seu time será envolvido no CRM de uma forma ou outra. Por isso, além da responsabilidade de cada um, é importante definir quem estará diretamente comprometido na implementação da estratégia.

3. Implante sua ferramenta de CRM:

A partir da análise de contexto e da definição da equipe envolvida, etapa concluída anteriormente, você será capaz de usar as informações para customizar o software em implantação, que geralmente traz diversas opções de customização para atender as demandas do seu negócio.

4. Defina os KPI’s de Gestão do CRM:

Uma vez que as etapas anteriores foram concluídas, é hora de revisar os objetivos e estratégia do negócio para definir quais indicadores de gestão deverão ser acompanhados. Bem como, quais as metas e objetivos da área.

5. Monitore e Ajuste:

Após a implantação do CRM, possíveis ajustes podem ser requeridos e somente serão possíveis de serem estudados após a efetiva utilização da solução de CRM. Após os ajustes finais, o monitoramento garantirá a eficiência da solução de CRM, trazendo resultados e novos dados estratégicos para a empresa.

Após a correta implantação do CRM, empresa poderá concentrar seu esforço em aumentar suas vendas, fidelizando e engajando seus clientes. Sucesso e boas vendas!

Autora: Diane Torres
Consultora na Gomes de Matos

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *